Idolatria

Para melhor compreenção das pessoas que não tem contato com a Palavra de Deus a pesquisa Bíblica, foi feita na Bíblia (NTLH) Nova Tradução na Lingagem dos dias de Hoje, além de Bíblias de estudos.

IDOLATRIA

IDOLATRIA

Definição - O que é idolatria?
Essa palavra vem do grego, eldolon, ou "ídolo", e latreuein, ou "adorar", que quer dizer, primariamente, venerar a ídolos ou imagens. Em sentido mais amplo, também, quer dizer adoração ou veneração a qualquer objeto, pessoa, instituição, ambição, etc., que tome o lugar de Deus, ou que diminua a honra que lhe é devida.

Desvia da verdadeira adoração ao único Deus.
(João 4:22-24) Porque "o estado mental dos idólatras é radicalmente incompatível com a fé verdadeira, monoteísta, em espírito e em verdade".

(Romanos 1:21-25) A idololatria é malígna porque seus devotos em vez de porem sua fé e confinaça em Deus, depositam em algum objeto inanimado, inconciente, fabricado pelo artifício e imaginação humana. Usam certos elementos da natureza em lugar da divindade e usurpam a posição que somente cabe a Deus.

Ídolos e imagens:
Qualquer ídolo, imagináriamente, pretende representar uma "divindade", ou então, é aceito como se tivesse qualiades divinas por si mesmo.

O Ídolo é uma imagem:

(Habacuque 2:18) Que valor tem um ídolo? Um ídolo não é mais do que uma imagem feita por um homem e que só serve para enganar. Os ídolos não podem falar; como é que alguém pode confiar num ídolo que ele mesmo fez?

ÍDOLO:
1.Estátua, imagem ou simples objeto cultuado.
2.Objeto no qual se julga habitar um espírito, e por isso venerado.

IMAGEM:
1.Representação gráfica, plástica ou fotográfica de pessoa ou de objeto.
2.Restr. Representação plástica da Divindade, de um santo, etc.:

fonte: Dic. Aurélio

Venerar é adorar:

VENERAR:
1.Tributar grande respeito a; render culto a; reverenciar; adorar [Do lat. adorare.]

ADORAR:
1.Render culto
2.Reverenciar, venerar
3.Amar extremosamente; idolatrar; honrar [Do lat. honorare.]

HONRAR:
1.Estimar, respeitar, acatar; venerar.

Fonte: Dicionário Aurélio

Doutrina Romanista afirma:



“As imagens de Cristo, da virgem mãe de Deus e dos santos têm que ter seus usos mantidos nas igrejas e a elas devida veneração tem que ser oferecida (Concílio de Trento, 1564). Incenso é oferecido ante estas imagens, o povo beija-as, descobre suas cabeças em suas presenças e repete rezas especiais diante delas.”

A Palavra de Deus afirma:

As imagens são severamente proibidas por Deus; Não se pode faser oração para anjos e santos porque não existe outro intermediador ou outro que possamos orar e venerar a não ser Jesus. E muito menos acender incensos. E só pra lembrar Maria não é mãe de Deus nem esposa do Espirito Santo, como afirmam. Maria deu a luz a Jesus homem, Jesus divino sempre existiu, em quanto a outra afirmação é blasfêmia.

(Jeremias 17:15) Mas o meu povo tem esquecido de mim e queima incenso aos ídolos.

(Êxodo 20:4-5) “Não faça imagens de nenhuma coisa que há lá em cima no céu, ou aqui embaixo na terra, ou nas águas debaixo da terra. Não se ajoelhe diante de ídolos, nem os adore...

(Isaias 42:8) “Eu sou o SENHOR: este é o meu nome, e não permito que as imagens recebam o louvor que somente eu mereço.”

(Isaias 44:9) “Os que fazem imagens não prestam, e os seus ídolos, que eles tanto amam, não valem nada. Os que adoram imagens são tolos e cegos e por isso serão humilhados.”

Deus proíbe a adoração de qualquer imagem, seja de um deus falso ou do Deus verdadeiro.



Como as imagens de jesus que vemos por ai, a Palavra do Senhor é bem clara!

(Isaías 46:5-7) Com quem é que vocês podem me comparar? Quem é parecido comigo? Há gente que pega uma boa porção do seu ouro e uma enorme quantidade da sua prata e paga um ourives para que com esse ouro e com essa prata ele faça uma imagem. E depois se ajoelham diante desse ídolo e o adoram. Então carregam a imagem nas costas e a colocam no seu lugar; e ali ela fica, sem se mexer.
Se pedirem socorro à imagem, ela não atende; ela não pode livra-los das suas dificuldades.

Não se deixe enganar por aqueles que defendem as imagens e os ídolos, dizendo que tem algum valor ou alguma outra utilidade além da adoração para que eles possam estar no seus lares, aborrecendo a Deus.

(Habacuque 2:18) Que valor tem um ídolo? Um ídolo não é mais do que uma imagem feita por um homem e que só serve para enganar. Os ídolos não podem falar; como é que alguém pode confiar num ídolo que ele mesmo fez?

(Deuteronõmio 7:26) Não levem nenhum ídolo para dentro de sua casa, pois a maldição que está sobre o ídolo estará também sobre vocês.
Detestem e odeiem com todo o coração os ídolos, pois o ídolo é uma coisa amaldiçoada.

(Jeremias 10:3-5) A religião dessa gente não vale nada. Cortam uma árvore na floresta, e um artista, com as suas ferramentas, faz um ídolo. Então o enfeitam com prata e ouro e o firmam com pregos para que não caia aos pedaços. Esses ídolos não podem falar: são como um espantalho numa plantação de pepinos. Eles têm de ser carregados porque não podem andar. Não tenham medo deles: não podem fazer mal, nem pode fazer bem.

(Levíticos 26:1) Não façam nenhum ídolo ou imagem, nem coluna sagrada ou pedra com figuras gravadas para adorar.

(Exôdo 34:17) Não façam ídolos de metal, nem os adorem.

(Levítico 19:4) Não adorem ídolos, nem façam deuses de metal. Eu sou o SENHOR, o Deus de vocês.

(Deuteronômio 27:15) Maldito seja aquele que fizer imagens de pedra, de madeira ou de metal, para adorá-las em segredo; o SENHOR detesta a idolatria! E o povo responderá: “Amém!"

(Isaías 2:8) Mas o país está cheio também de imagens! O teu povo se ajoelha diante dessas imagens; eles adoram aquilo que eles mesmo fizeram.

Oração e procissões para as imagens o que a Bíblia diz?

(Mateus 4:10)...Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto".

(Isaías 45:20) O Senhor Deus diz: "Venham e ajuntem-se, todos os povos e apresentem-se no tribunal. Não sabem nada as pessoas que oram a ídolos que não podem salvá-las, pessoas que fazem procissões, carregando as suas imagens de madeira.

Doutrina Romanista afirma:

“Podemos invocar anjos e santos e recorrer às suas orações e ajuda para obtermos benefícios de Deus. Por seus próprios méritos, eles podem obter bênçãos para nós.”

A Palavra de Deus afirma:

Assim como qualquer outra coisa, anjos, santos, objetos e imagens não podem ser adorados. Como orações e pedidos de ajuda ou de proteção; Por que eles não são mediadores entre Deus e o homem.

O que acontece com os que clamam aos mesmo citados a cima? Será que através de orações a imagens dos santos e anjos obterão resposta de Deus?



(Ezequiel 14:3) Homem mortal, esses homens deram o seu coração aos ídolos e estão deixando que os ídolos os faça pecar. Será que pensam que vou lhes dar alguma resposta?

(Ezequiel 44:10) Os levitas me abandonaram juntamente com o resto do povo de Israel, e adoraram ídolos, e por isso estão sendo castigados.

(Ezequiel 14:5) Todos esses ídolos desviaram meu povo de mim, porém com a minha resposta espero que esle voltem a serem fiel a mim como antes.

(1Timoteo 2:5) Jesus é o único mediador, caminho que leva o homem a Deus (“Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens,Cristo Jesus, homem".

(João 14:6) “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim”.

(Colossenses 2:18) “Não deixem que ninguém os humilhe, afirmando que é melhor do que vocês porque diz ter visões e insiste numa falsa humildade e na adoração de anjos. Essas pessoas não têm nenhum motivo para estarem cheias de si, pois estão pensando como qualquer outra criatura humana pensa.”

A nossa fé deve ser fundamentada em:

1- Deus
(João 14.1) “Jesus disse: —Não fiquem aflitos. Creiam em Deus e creiam também em mim".

2- Cristo
“Respondeu-lhes Jesus: A obra de Deus é esta: que creiais naquele que por ele foi enviado.” (João 6:29)
e “testificando tanto a judeus como a gregos o arrependimento para com Deus e a fé em nosso Senhor Jesus Cristo.” (Atos 20:21)

3- Evangelho
(Marcos 1:15) “dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho".

Idolatria conforme a Bíblia:

Nojenta diante de Deus:

(Deuteronômio 7:25) Queimem todas as imagens dos ídolos desse povo. Não cobicem a prata e o ouro que estão nas imagens, nem fiquem com eles,pois isso seria uma armadilha mortal para vocês. Para o Senhor, nosso Deus , adorar ídolos é uma coisa nojenta.

(I Pedro 4:3) No passado vocês já gastaram bastante tempo fazendo o que os pagãos gostam de fazer. Naquele tempo vocês viviam na imoralidade, nos desejos carnais, nas bebedeiras, nas orgias, na embriaguez e na nojenta adoração de ídolos.

(Ezequiel 14:6) Por isso diga aos Israelitas que eu, o Senhor Deus, estou dizendo o seguinte: "Arrependam-se e abandonem os seus ídolos nojentos."

(Ezequiel 7:20) Eles se orgulhavam das suas lindas jóias, porém as usavam para fazer ídolos nojentos. Foi por isso que Deus fez com que eles ficassem com nojo das suas riquezas.

Detestado por Deus:

(Jeremias 44:4-5) Eu sempre continuei a mandar a vocês todos os meus servos, os profetas, para lhes dizerem que não fizessem essa coisa horrível que eu detesto. Mas vocês não quiseram dar atenção e não obedeceram. Não quiseram deixar esse mau costume de oferecer sacrifícios aos ídolos.

Considerados como irracionais:

(Atos 17:29-30) E já que somos filhos dele, não devemos pensar que Deus é parecido com um ídolo de ouro, de prata ou de pedra, feito pela arte e abilidade das pessoas. No passado Deus não levou em conta essa ignorância. Mas agora ele manda que todas as pessoas, em todos os lugares, se arrependam dos seus pecados.

(Romanos 1:21-23) Eles sabem quem Deus é, mais não lhe dão a glória que ele merece e não lhe são agradecidos. Pelo contrário, os seus pensamentos se tornaram tolos, e a sua mente vazia está coberta de escuridão. Eles dizem que são sábios, mas são tolos. Em vez de adorarem ao Deus imortal, adoram ídolos...

A adoração de imagens, resultados:

Esquecimento de Deus:

(Jeremias 17:15-17) Mas o meu povo tem esquecido de mim e queima incenso ao ídolos. No caminho em que deviam andar,
eles tropeçam. Não seguem os caminhos antigos, mas vão por atalhos que não estão marcados. Eles fizeram desta terra uma coisa horroroza, que será desprezada para sempre. Todos os que passarem ficarão espantados e balançarão a cabeça. Eu espalharei o meu povo diante dos inimigos, como o pó que é soprado pelo vento leste. Virarei as costas para eles e não os ajudarei quando a desgraça chegar.

Afastam-se de Deus:

(Ezequiel 44:10) Os levitas me abandonaram juntamente com o resto do povo de Israel, e adoraram ídolos, e por isso estão sendo castigados.

(Ezequel 44:12) Eles se encarregaram do culto de ídolos para o povo de Israel e assim fizeram os Israelitas pecarem; por isso eu o Senhor Deus, juro solenimente que serão castigados.

Levados pela idolatria:

(I Coríntios 12:2) Vocês sabem que, quando ainda eram pagãos, vocês eram desviados, de várias maneiras, para a adoração dos ídolos, os quais não tem vida.

Torna-se cego e lhe falta entendimento:

(Oséias 4:12) Consultam um pedaço de madeira, e fazem perguntas a um coluna de madeira; por que um espírito de prostituição os enganou, eles, me abandonaram.

(Isaías 44:10-20) É uma grande tolice fazer uma imagem para ser adorada como se fosse um Deus. Todos os que a adorarem serão humilhados. Os que fazem ídolos são apenas seres humanos; nada mais. Que eles se reúnam e se apresentem no tribunal! Ali ficarão apavorados e serão humilhados.
O ferreiro pega um pedaço de metal, coloca nas brasas e depois com toda a força vai batendo nele com o martelo até forma a imagem. Ele trabalha tanto, que não come, nem bebe e acaba perdendo as forças.
O escultor mede um pedaço de madeira e com um giz desenha nele a figura do ídolo. Depois, com as suas ferramentas, ele faz a estátua com a forma de um belo ser humano, para ser colocada num templo.
O escultor vai a floresta para cortar uma árvore; escolhe um cedro, um cipreste ou um carvalho. Ele só corta árvores bem grossas ou então planta uma e espera com que a chuva faça crescer. O homem usa parte da madeira para fazer um fogo; ali se esquenta e também assa o pão. A outra parte da madeira é usada para fazer uma imagem; e o homem fica de joelhos e a adora. Assim metade da madeira serve para fazer um fogo; o homem assa a carne, come e fica satisfeito. Também se esquenta e diz: "Que fogo bom! Já me esquentei bem!" Com a outra metade da madeira, o homem faz uma imagem, depois fica de joelhos e a adora. E faz esta oração: "Tu és meu deus; salva-me!"
Essa gente não tem juízo. Eles fecharam os olhos e não podem ver nada; fecharam também a sua mente e não entendem nada. O homem que faz imagem não entende nada e não tem a inteligência necessária para dizer a si mesmo: "Ora, com a metade dessa madeira eu fiz um fogo; assei o pão, assei a carne e comi. E com a outra metade eu fiz esta imagem nojenta. Agora, aqui estou eu, adorando um pedaço de madeira!
Adorar uma imagem não adianta nada; é o mesmo que comer cinzas. O homem que adora imagens não pensa direito, mas vive enganado. Ele não pode se salvar, pois não é capaz de dizer: "Isto que está na minha mão é deus coisa nenhuma."

O servo de Deus deve:


(I João 5:21) Resguardar-se da idolatria: “Filhinhos, guardai-vos dos ídolos. Amém!”

(I Corintios 10:14) Fugir dela: “Por isso, meus queridos amigos, fujam da adoração de ídolos.”

(I Corintios 10:19) Não participar de celebrações idolatras: “Que digo, pois? Que o sacrificado ao ídolo é alguma coisa? Ou que o próprio ídolo tem algum valor? Antes, digo que as coisas que eles sacrificam, é a demônios
que as sacrificam e não a Deus; e eu não quero que vos torneis associados aos demônios. Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios.”

Os idolatras serão:



Excluídos do céus:

(I Corintios 6:9)“Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus.”

(Efésios 5:5)“Porque bem sabeis isto: que nenhum fornicador, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no Reino de Cristo e de Deus.”

(Apocalipse 22:15) E “Fora ficam os cães, os feiticeiros, os impuros, os assassinos, os idólatras e todo aquele que ama e pratica a mentira.”

Sofrerão eternamente:

(Apocalipse 14:9)“Um terceiro anjo seguiu o segundo, dizendo com voz forte: —Aqueles que adorarem o monstro e a sua imagem e receberem o sinal na testa ou na mão beberão o vinho de Deus, o vinho da sua ira, que ele derramou puro na taça do seu furor. Eles serão atormentados no fogo e no enxofre diante dos santos anjos e do Cordeiro. A fumaça do fogo que os atormenta sobe para todo o sempre. Ali não há alívio, nem de dia nem de noite, para os que adoram o monstro e a sua imagem, nem para qualquer um que tenha o sinal do nome dele.”

(Apocalipse 21:8) E “Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte.”

Eu tenho um carinho extremamente grande pelos amados que freqüentam a igreja católica e observam os seus dogmas, é um direito pessoal em fazê-los. No entanto, não concordo com tais princípios por destoarem claramente dos ensinos e mandamentos expressos na Bíblia Sagrada.

Clamo ao Espírito Santo que envolva tua vida maravilhosamente, gerando a consciência que necessitas de vida santa e que sintas o amor, a paz e a alegria que procede do Trono de Deus

Veja também: o conteúdo sobre Espiritismo.

Atenciosamente: Rafael Araujo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários, dúvidas, sugestões, elogíos e críticas. Nós o responderemos o mais rápido possível!